Search
Close this search box.
CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande pode ganhar novo campus do IFMT

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Em visita à prefeita Flávia Moretti, na tarde de hoje, reitor apresentou oficialmente a demanda por um terreno municipal de aproximadamente cinco hectares para a construção de mais uma unidade

 

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (22), o reitor substituto do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – campus Várzea Grande -, Gilcélio Luiz Peres, que apresentou oficialmente a demanda por um terreno municipal de aproximadamente cinco hectares para a construção de uma nova unidade do IFMT no Município.

A proposta integra o plano de expansão do governo federal, que já iniciou obras de três novos campi do IFMT em outras regiões do estado. Segundo o reitor, o município que apresentar primeiro o estudo preliminar com viabilidade técnica e a cessão de um terreno terá prioridade para receber os investimentos federais. O prazo para entrega deste estudo é de até 60 dias.

“A chegada de uma nova unidade do IFMT é uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento educacional e econômico de Várzea Grande. Vamos analisar com seriedade essa demanda e buscar a melhor área possível para viabilizar esse projeto”, afirmou a prefeita Flávia Moretti, que determinou à equipe técnica da prefeitura um levantamento para identificar a região mais adequada para a instalação do novo campus. Ela também solicitou que o pedido seja formalizado pelo IFMT para dar seguimento aos trâmites administrativos.

Leia Também:  Feira da Agricultura Familiar de Várzea Grande: produtos direto do produtor nesta quinta-feira (06)

Atualmente, o IFMT de Várzea Grande funciona em uma estrutura de escola municipal cedida pela prefeitura, no bairro Chapéu do Sol. Uma sede própria já está em fase final de construção e deve ser inaugurada ainda neste segundo semestre na mesma região. Com a nova proposta, o Município poderá contar com duas unidades do instituto federal. “O governo federal já sinalizou o investimento em novas unidades, mas é preciso agilidade. Quem apresentar primeiro o estudo com o terreno sai na frente. Várzea Grande tem potencial e estamos confiantes”, destacou o reitor substituto Gilcélio Luiz Peres.

Hoje, o IFMT oferta em Várzea Grande quatro cursos de nível superior e quatro cursos técnicos, atendendo cerca de 1.220 estudantes. A criação de um novo campus permitiria dobrar o número de cursos e de alunos, ampliando significativamente o acesso da população à educação gratuita e de qualidade, em uma nova região da cidade.

Também participaram da reunião os secretários municipais Ina de Maria (Assuntos Estratégicos), de Viação e Obras (Celso Luiz Pereira) e as equipes técnicas do Município e do IFMT.

Leia Também:  Fim da intervenção: Avenida João Ponce de Arruda volta a operar nos dois sentidos

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Obras de infraestrutura do Paiaguás seguem em ritmo acelerado

Publicados

em

A rua Javé, por exemplo, já conta com aproximadamente 70% dos serviços de drenagem concluídos, enquanto a rua Moisés registra cerca de 25% de execução. Com 33 dias corridos de execução, o cronograma físico-financeiro previsto no contrato vem sendo respeitado e a prefeitura estima a conclusão total em 120 dias. Início do período de estiagem contribui

As obras de pavimentação, recapeamento e drenagem no bairro Paiaguás seguem em ritmo acelerado em Várzea Grande. Lançadas em 15 de maio deste ano – no dia do aniversário da cidade -, os serviços já apresentam avanços significativos e representam o maior investimento em infraestrutura urbana da história do bairro, com mais de R$ 10 milhões a serem aplicados. A iniciativa visa garantir melhores condições de tráfego, prevenir alagamentos e elevar a qualidade de vida dos moradores da região.

Até o momento foram concluídos 1.020 metros lineares de recapeamento, beneficiando as ruas Javé, 36, 37, 63, 68 e um trecho da rua Emília Jacinto Neto. Antes do recapeamento, a Prefeitura executa o serviço de tapa-buraco, que assegura maior aderência e durabilidade da nova camada asfáltica, bem como, há intervalo suficiente para que o Departamento de Água e Esgoto – que integra essa grande ação de estruturação do bairro – possa conter vazamentos e melhorar pontos da rede de distribuição.

Leia Também:  Programa Qualifica + VG e Senac estão com inscrições abertas para curso de salgados

Paralelamente, os serviços de terraplanagem e recuperação da base e sub-base das vias estão em andamento, preparando o solo para a nova pavimentação. Também está em curso a recuperação do sistema de drenagem pluvial, fundamental para garantir o escoamento adequado das águas da chuva e evitar pontos de alagamento. A rua Javé, por exemplo, já conta com aproximadamente 70% dos serviços de drenagem concluídos, enquanto a rua Moisés registra cerca de 25% de execução.

Com 33 dias corridos de execução, a obra segue o cronograma físico-financeiro previsto no contrato, que estima a conclusão total em 120 dias.

COMEÇO, MEIO E FIM – A Prefeitura de Várzea Grande reforça que a colaboração da comunidade é essencial para o bom andamento dos serviços. Respeitar as sinalizações, evitar o tráfego em trechos interditados e colaborar com as equipes no local, são atitudes fundamentais para garantir mais agilidade, segurança e qualidade à obra. Transtornos existem, como em qualquer obra, mas são pontuais. Essa grande intervenção no bairro tem começo, meio e fim, garantem os técnicos envolvidos com este cronograma.

Leia Também:  Pronto-Socorro recebe novos equipamentos para reforço na urgência e emergência

“Este é o maior investimento já realizado no bairro Paiaguás e reflete o compromisso da gestão com todas as regiões da cidade. Estamos trabalhando para transformar a realidade dos moradores, com obras que garantem dignidade, mobilidade e qualidade de vida”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.

O secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Pereira, destacou o envolvimento técnico da equipe e reforçou a importância da participação da população: “Estamos atuando com planejamento e responsabilidade, cumprindo cada etapa conforme o cronograma. A colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso da obra, pois evita mais transtornos e contribui para que os serviços avancem com mais rapidez e segurança”, pontuou.

A Secretaria segue monitorando todas as fases do projeto para garantir a qualidade técnica da execução e a entrega de uma infraestrutura moderna e duradoura à comunidade do bairro Paiaguás.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA