VÁRZEA GRANDE
Conselho homenageia mães anônimas que são exemplos de superação e amor
VÁRZEA GRANDE

A ação simbólica teve como objetivo valorizar histórias reais de mulheres que, com fé e coragem, fazem a diferença em suas famílias e na comunidade
Durante a reunião mensal do mês de maio, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Várzea Grande prestou uma emocionante homenagem a duas mães anônimas da cidade, reconhecendo suas trajetórias de luta, superação e contribuição silenciosa para a sociedade. A ação simbólica teve como objetivo valorizar histórias reais de mulheres que, com fé e coragem, fazem a diferença em suas famílias e na comunidade.
As homenageadas foram Gonçalina Maria Pinheiro Ramos, conhecida como Neca, e Rita Adiles de Pinho Xavier. Neca trabalha com a venda de espetinhos para sustentar a família e emocionou a todos ao relatar que venceu um câncer. “Tudo o que faço é com amor. Tenho fé que a vida vai melhorar”, declarou. Já Rita Adiles, de origem humilde, decidiu adotar um bebê, filho de uma mulher usuária de drogas, mesmo após sua filha biológica já estar adulta. Hoje, ela se dedica ao comércio local, exercendo seu papel com amor e responsabilidade.
A conselheira representante da OAB-VG, Franciele de Azevedo, destacou que mais do que trabalhadoras, essas mulheres têm histórias de vida que comovem e inspiram. “São exemplos de amor e de vida, e mostram que é possível vencer com dignidade”, afirmou.
A reunião também contou com a participação de Sandra Cristina, da instituição Promoção Humana Bom Pastor, que falou sobre o trabalho desenvolvido com mulheres em situação de dependência química no bairro Jardim dos Estados, unidade feminina da organização.
Durante os discursos, a conselheira e vereadora Rosy Prado se emocionou com os relatos e reforçou a importância da fé e da união entre as mulheres. “Essa fé que vocês relataram hoje é a que me move. Não murmurem, Deus quer gratidão. Nossas homenagens são a vocês. Suas histórias nos inspiram, e nós não somos concorrentes, somos aliadas”, declarou.
A presidente do Conselho da Mulher, Alexandrina Exequível, ressaltou que a ação foi singela, mas repleta de significado. “Foi uma homenagem às mães da nossa cidade que representam tantas outras que, no anonimato, sustentam seus lares com amor e coragem”, afirmou.
Além das homenagens, a reunião tratou de temas administrativos, como a legalização do CNPJ do conselho, medida que visa ampliar e fortalecer a atuação da entidade na defesa dos direitos das mulheres em Várzea Grande.

VÁRZEA GRANDE
Obras de infraestrutura do Paiaguás seguem em ritmo acelerado

A rua Javé, por exemplo, já conta com aproximadamente 70% dos serviços de drenagem concluídos, enquanto a rua Moisés registra cerca de 25% de execução. Com 33 dias corridos de execução, o cronograma físico-financeiro previsto no contrato vem sendo respeitado e a prefeitura estima a conclusão total em 120 dias. Início do período de estiagem contribui
As obras de pavimentação, recapeamento e drenagem no bairro Paiaguás seguem em ritmo acelerado em Várzea Grande. Lançadas em 15 de maio deste ano – no dia do aniversário da cidade -, os serviços já apresentam avanços significativos e representam o maior investimento em infraestrutura urbana da história do bairro, com mais de R$ 10 milhões a serem aplicados. A iniciativa visa garantir melhores condições de tráfego, prevenir alagamentos e elevar a qualidade de vida dos moradores da região.
Até o momento foram concluídos 1.020 metros lineares de recapeamento, beneficiando as ruas Javé, 36, 37, 63, 68 e um trecho da rua Emília Jacinto Neto. Antes do recapeamento, a Prefeitura executa o serviço de tapa-buraco, que assegura maior aderência e durabilidade da nova camada asfáltica, bem como, há intervalo suficiente para que o Departamento de Água e Esgoto – que integra essa grande ação de estruturação do bairro – possa conter vazamentos e melhorar pontos da rede de distribuição.
Paralelamente, os serviços de terraplanagem e recuperação da base e sub-base das vias estão em andamento, preparando o solo para a nova pavimentação. Também está em curso a recuperação do sistema de drenagem pluvial, fundamental para garantir o escoamento adequado das águas da chuva e evitar pontos de alagamento. A rua Javé, por exemplo, já conta com aproximadamente 70% dos serviços de drenagem concluídos, enquanto a rua Moisés registra cerca de 25% de execução.
Com 33 dias corridos de execução, a obra segue o cronograma físico-financeiro previsto no contrato, que estima a conclusão total em 120 dias.
COMEÇO, MEIO E FIM – A Prefeitura de Várzea Grande reforça que a colaboração da comunidade é essencial para o bom andamento dos serviços. Respeitar as sinalizações, evitar o tráfego em trechos interditados e colaborar com as equipes no local, são atitudes fundamentais para garantir mais agilidade, segurança e qualidade à obra. Transtornos existem, como em qualquer obra, mas são pontuais. Essa grande intervenção no bairro tem começo, meio e fim, garantem os técnicos envolvidos com este cronograma.
“Este é o maior investimento já realizado no bairro Paiaguás e reflete o compromisso da gestão com todas as regiões da cidade. Estamos trabalhando para transformar a realidade dos moradores, com obras que garantem dignidade, mobilidade e qualidade de vida”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.
O secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Pereira, destacou o envolvimento técnico da equipe e reforçou a importância da participação da população: “Estamos atuando com planejamento e responsabilidade, cumprindo cada etapa conforme o cronograma. A colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso da obra, pois evita mais transtornos e contribui para que os serviços avancem com mais rapidez e segurança”, pontuou.
A Secretaria segue monitorando todas as fases do projeto para garantir a qualidade técnica da execução e a entrega de uma infraestrutura moderna e duradoura à comunidade do bairro Paiaguás.
-
BRASIL6 dias atrás
Encontro Nacional de Gestão de Pessoas celebra 55 anos do SIPEC
-
ECONOMIA6 dias atrás
Fiscalização durante festas juninas em Aracaju afasta 12 crianças e adolescentes do trabalho infantil
-
ECONOMIA6 dias atrás
Trabalhador idoso é resgatado de condições análogas à escravidão em Pelotas (RS)
-
CUIABÁ5 dias atrás
Feirão de Emprego no Pedra 90 conquista oportunidade de trabalho para 80 mulheres