Vanio Jordani, secretário de Saúde, ressalta que a gestão tem buscado ampliar e qualificar os serviços de saúde, proporcionando à população o acesso necessário para cuidados essenciais. “Os números alcançados são um reflexo do trabalho constante das nossas equipes. O objetivo é avançar cada vez mais e melhorar a infraestrutura de saúde, garantir atendimento e serviços preventivos e curativos, incluindo campanhas sobre higiene oral e prevenção de doenças bucais”, salienta.
SAÚDE
O Município realizou mais de 121 mil atendimentos odontológicos entre janeiro e maio
SAÚDE

Nos primeiros cinco meses de 2025, o setor de Saúde Bucal de Sorriso totalizou 121.874 atendimentos odontológicos, sendo 112.285 nas unidades de saúde e 9.589 no Centro de Especialidades Odontológicas, representando o investimento de R$ 2.018.903,44.
Os serviços realizados incluem consultas e exames de rotina, até tratamentos emergenciais e especializados, como próteses dentárias, periodontia (cuidados com gengiva e osso), odontopediatria (atendimento odontológico voltado para crianças), atendimento a pacientes especiais, além de tratamentos de canal (endodontia) e cirurgias de baixa e média complexidade, como remoções de dentes, frenectomia e biópsias.
O Município conta atualmente com 40 profissionais de saúde bucal, sendo 30 clínicos gerais, responsáveis pelos atendimentos nas unidades de saúde, e 10 especialistas que atuam no Centro de Especialidades Odontológicas, prestando suporte a casos mais complexos que exigem cuidados além da atenção básica.
A coordenadora de Saúde Bucal, Luciana Bussolaro, enfatiza a importância desses números e destaca que o Município tem investido não apenas em tratamento de problemas dentários, mas também na promoção de práticas preventivas.
“Este número abrange uma ampla gama de serviços. Estamos trabalhando para garantir que a população tenha acesso a tratamentos odontológicos de qualidade, mas também em ações de forma integrada de prevenção. Além de tratamentos, é importante que as pessoas entendam a importância da higiene e dos cuidados diários para evitar doenças e complicações.”
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

SAÚDE
Ministério da Saúde cria sala de situação para monitorar infecções por vírus respiratórios, incluindo influenza aviária

Com o objetivo de fortalecer a resposta ao aumento de infecções respiratórias e à Influenza Aviária, o Ministério da Saúde criou a Sala de Situação Nacional para Monitoramento e Resposta à Infecção por Vírus Respiratórios, conforme a Portaria GM/MS Nº 7.235, publicada nesta segunda-feira, 16. A iniciativa visa aprimorar a articulação entre áreas técnicas e parceiros estratégicos, promovendo ações coordenadas de vigilância, prevenção e resposta em todo o território nacional.
A criação da sala de situação ocorre em um momento de grande atenção, devido ao aumento dos casos de infecções respiratórias virais e da incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além da detecção de focos ativos de Influenza Aviária em aves. A decisão de unificar o monitoramento desses eventos é justificada pela semelhança entre os envolvidos na resposta e pela necessidade de ações conjuntas para enfrentar ambas as situações de forma eficaz.
A Sala tem como objetivos principais:
- Monitorar a situação epidemiológica da Influenza Aviária no Brasil e em outros países;
- Promover articulação com órgãos do MAPA, Anvisa e demais parceiros governamentais e não governamentais;
- Apoiar a execução do Plano de Contingência Nacional do Setor Saúde para Influenza Aviária;
- Acompanhar a evolução das infecções por vírus respiratórios associadas à SRAG no país;
- Avaliar cenários de risco e recomendar medidas de preparação e resposta, incluindo a eventual ativação dos Centros de Operações de Emergência (COE);
- Coordenar estratégias de comunicação de risco e participação comunitária, em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS);
- Subsidiar decisões sobre mobilização de equipes, recursos e instrumentos técnicos para a vigilância integrada e atenção à saúde.
- Entre as principais atividades da Sala estão:
- Monitoramento contínuo do cenário epidemiológico da SRAG e da Influenza Aviária no Brasil;
Com essa iniciativa, o Ministério da Saúde reforça o compromisso com a vigilância ativa e a resposta rápida frente a ameaças à saúde pública, promovendo ações integradas para proteger a população brasileira.
Amanda Milan
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
BRASIL6 dias atrás
Encontro Nacional de Gestão de Pessoas celebra 55 anos do SIPEC
-
ECONOMIA6 dias atrás
Fiscalização durante festas juninas em Aracaju afasta 12 crianças e adolescentes do trabalho infantil
-
ECONOMIA6 dias atrás
Trabalhador idoso é resgatado de condições análogas à escravidão em Pelotas (RS)
-
CUIABÁ5 dias atrás
Feirão de Emprego no Pedra 90 conquista oportunidade de trabalho para 80 mulheres