POLÍCIA
Evento da Polícia Civil homenageia 40 mulheres inspiradoras
POLÍCIA

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), homenageou 40 mulheres inspiradoras por conta de suas histórias de vida, de luta e conquistas, durante “2º Encontro Mulheres Inspiradoras”. O evento foi realizado nessa terça-feira (11), em Cuiabá, alusivo ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 08 de março.
Metade dessas mulheres passou um “dia de princesa”. Vítimas de violência doméstica, no decorrer do dia, elas vivenciaram um dia bastante especial, em que foram ao shopping, receberam cuidados com os cabelos e unhas, ganharam calçados e vestuários novos para participar e abrilhantar ainda mais o evento, ocorrido no período noturno.
“Nós precisávamos muito disso. Merecemos muito, porque é um momento muito crítico das nossas vidas. A gente passa sozinha, sem amparo. Mas encontramos amparo nessas pessoas, que nos deram apoio emocional, psicológico. Isso (o evento) levanta nossa autoestima, faz a gente se sentir importante, valorizada, reconhecida como pessoa, como mulher e nos faz seguir em frente. Só temos a agradecer a todos policiais por isso”, disse uma dessas mulheres acolhidas pela equipe de policiais e demais profissionais atuantes na DEDM.
Além das mulheres acolhidas, o evento também homenageou outras 20 mulheres profissionais que atuam nessa rede de proteção às vítimas de violência doméstica, dentre elas: delegadas, juízas, promotoras, entre outras. Todas foram agraciadas com o troféu “Mulheres Inspiradoras”.
Organizadora do evento, a delegada Judá Marcondes, ressaltou a importância de também homenagear essas mulheres. “São mulheres que inspiram pelo compromisso, pela firmeza, pela coragem. São mulheres que têm uma história linda de luta pelos direitos de toda mulher”, disse.
A delegada geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, e o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), César Augusto Roveri, elogiaram o evento, bem como toda a ação desempenhada pela DEDM na garantia dos direitos da mulher vítima de violência.
“É uma unidade que trabalha muito, que entrega muito resultado”, enfatizou Maidel. “Por isso temos direcionado tantos investimentos para aparelhamento e capacitação dos profissionais”, completou Roveri.
O evento também contou com o apoio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis, sob a coordenação da delegada Mariell Antonini e da Coordenadoria de Polícia Comunitária, sob coordenação do delegado Mário Dermeval.
Meninas que encantam
O evento foi abrilhantado pela apresentação do Centro de Treinamento em Ginástica Artística (CTGA).
A apresentação contou com a participação de 20 meninas, idades entre 9 e 15 anos, que encantaram o público presente.
“É muito legal. Dá um friozinho na barriga, mas a gente conseguiu apresentar direitinho. Acho que eles gostaram”, disse a pequena Gabriela Costa Basso, de 11 anos, ao final da apresentação.
Conforme a treinadora e investigadora Lilian Silva, o CTGA é um projeto que desenvolvido há dez anos em Mato Grosso, representando o Estado em competições nacionais e internacionais de ginástica artística.
Fonte: Policia Civil MT – MT

POLÍCIA
Polícia Civil deflagra operação contra membros de facção que estavam extorquindo empresários em Barra do Garças

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças (520 km de Cuiabá), deflagrou, nesta quinta-feira (20.3), a Operação Safe Trade (Comércio Seguro), para desarticular uma facção criminosa que estava extorquindo empresários e comerciantes da cidade.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Núcleo de Inquérito Policial (Nipo) de Mato Grosso.
As investigações apontaram que os membros da facção vinham extorquindo os empresários e comerciantes locais para adquirirem produtos fornecidos por eles ou pagarem uma tarifa sobre os produtos comercializados de outras origens.
Além disso, as vítimas também estavam sendo obrigadas a pagar uma taxa de segurança para que não houvessem furtos em seus estabelecimentos.
O delegado titular da unidade, Nelder Martins Pereira, frisou que as investigações continuam, assim como o combate às facções criminosas no Estado.
“Ações como a Operação Safe Trade são uma das diretrizes da diretoria atual, visando combater e reprimir as práticas de facções criminosas do Estado, e com o objetivo maior de devolver a sensação de segurança ao cidadão trabalhador por meio das ações policiais”, afirmou.
O delegado adjunto Joaquim Leitão Júnior destaca que esta é uma medida que contempla o programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.
“É uma operação de puro sangue da Polícia Civil de Mato Grosso, denominada Safe Trade, que nada mais é do que o comércio seguro local. Uma operação para combater os crimes patrimoniais que sustentam e financiam as ações do crime organizado”, reforçou o delegado
Dois celulares foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados, que serão analisados e auxiliarão na investigação.
Disque Extorsão
O Governo de Mato Grosso lançou o serviço “Disque Extorsão contra Facções Criminosas” para denúncias pelo telefone 181 e virtual (clique aqui para acessar), por meio do programa Tolerância Zero. O novo canal é exclusivo para este tipo de serviço, permitindo denúncias anônimas, com sigilo garantido.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Prepare-se: maratona da declaração do IR começa segunda-feira
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Samara Pink, sócia de Virginia, reúne famosos em casamento: ‘Benção de Deus’
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Produção de grãos pode bater recorde na safra 2024/25
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrás
Projeto permite parcelamento de dívida fiscal de pequeno empreendedor do setor de eventos