MATO GROSSO
Desenvolve MT impulsiona Diamantino e facilita o acesso ao crédito aos empreendedores
MATO GROSSO

Dando continuidade ao plano de ação para fomentar a economia no Estado, a Desenvolve MT Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, em parceria com a prefeitura de Diamantino, participou do Empreenda Mais, evento voltado para incentivar o empreendedorismo local em Diamantino nesta terça-feira (11.3). Promovido pela Câmara Municipal, 140 pessoas compareceram às palestras.
A Desenvolve MT apresentou oportunidades de crédito para aqueles que estão começando ou pretendem expandir seus negócios. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), falou sobre o apoio aos empreendedores locais, além disso, outros palestrantes trataram sobre assuntos atuais como o uso de Inteligência Artificial e Isenção Fiscal foram o foco.
Geovanna da Silva Diogo Disperatti, dona de uma loja de moda feminina em Diamantino, a Fina Evidência, compartilhou sua experiência durante o evento e falou sobre como solicitou o crédito com a Desenvolve MT.
“Em 2024 eu comercializava roupas pela internet, e solicitei a linha de crédito Mulher Empreendedora para abrir a minha loja física, hoje aqui no evento é uma oportunidade de compartilhar a minha experiência com outros empreendedores que gostariam de expandir seus negócios”, conta Geovanna.
Durante o evento, a Desenvolve MT e a prefeitura renovaram o convênio de parceria com o município. Francisco Ferreira Mendes Junior, prefeito do município, destaca os benefícios dessa colaboração e o que espera alcançar com ela.
“Estamos em uma nova fase, estamos renovando o convênio, que é de grande importância para Diamantino. Queremos dar aos empreendedores a oportunidade de investir em seus negócios, o que gera emprego e renda. O crescimento das empresas faz a cidade crescer e se desenvolver”, fala o prefeito.
Helio Tito, Diretor de Crédito e Desenvolvimento da Agência, explica o objetivo da colaboração e quais as intenções desta com os empreendedores locais.
“A Desenvolve MT está se dedicando cada vez mais a conceder crédito para o município de Diamantino. Nós já investimos em alguns empreendimentos na cidade e esse evento foi uma retomada, nossa e da prefeitura, na atividade. Vamos fomentar a economia junto aos empresários da região”, conta o Diretor.
Nesta quarta-feira (12.3) os atendimentos aos empreendedores locais continuam no município, um exemplo é Jozenil Costa Lube, dono da Distribuidora Lube Gás. Que pretende ampliar sua empresa para armazenar mercadorias e aumentar seu estoque.
Com isso, atualmente, são 31 cidades e seis associações comerciais parceiras da Desenvolve MT que buscam incentivar e estimular a economia local. Assim, o crédito entra como um meio para diversificar o mercado, gerar mais emprego e apoiar o desenvolvimento de toda a cidade.
Na sequência, a servidora Julianna Castro, assessora técnica especial responsável por atender os municípios, capacitou a servidora da prefeitura Célia Aparecida Barbosa. Ela será o agente de crédito local, responsável por atender os empreendedores que buscam investir.
“A Desenvolve MT vem para agregar o serviço que fazemos na sala do empreendedor. A gente atende de modo gratuito, a prefeitura em conjunto com o Governo Federal e o Estadual. Nós abrimos empresas, fechamos, fazemos declarações de faturamento, entre vários outros serviços. Estamos aqui para auxiliar, então ninguém sai daqui sem uma resposta”, conta.
Para os empreendedores em Diamantino interessados em um atendimento local que querem saber mais sobre as linhas de crédito e como ajudar em seus negócios procure a sala da Prefeitura que fica na Rodoviária de Diamantino. O endereço é Rua Desembargador J. P. F. Mendes, 2438, bairro Jardim Eldorado.
*Com supervisão de Livia Rabani
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador

O vice-governador Otaviano Pivetta destacou, durante entrevista na Farm Show 2025, em Primavera do Leste, os esforços do Governo de Mato Grosso para reduzir custos logísticos, atrair investimentos e garantir a estrutura necessária para o crescimento dos municípios.
Segundo ele, a modernização da infraestrutura tem colocado Mato Grosso em uma posição estratégica no cenário nacional e internacional, o que atrai investimentos e impulsiona o desenvolvimento do Estado.
“Mato Grosso avançou na industrialização, e isso não tem mais volta. A agroindústria está crescendo, a produção de etanol e carnes aumentou, e isso gera mais empregos e oportunidades. Hoje, temos a menor taxa de desemprego do Brasil. Mas, para esse crescimento continuar, precisamos garantir estrutura e segurança para quem trabalha e vive aqui”, afirmou Otaviano Pivetta.
Ele pontuou ações do Governo de Mato Grosso para enfrentar os desafios logísticos do setor produtivo. “Seis anos atrás, a situação era outra. Hoje, temos a construção da primeira ferrovia estadual do Brasil, um marco para o Estado. Além disso, temos investimentos constantes em obras rodoviárias, com intervenções em todas as regiões. Isso significa transporte mais barato para os produtores e preços mais competitivos para o consumidor final”, afirmou.
O vice-governador ressaltou também que a modernização da infraestrutura tem como objetivo garantir que Mato Grosso siga atraindo investimentos e mantendo sua posição estratégica no cenário nacional e internacional. “Mato Grosso tem os olhos do mundo voltados para sua produção agrícola, especialmente de países como a China, Índia e nações do Oriente Médio. O que estamos vendo é um processo irreversível de verticalização da produção, com a chegada forte da agroindústria, e esse movimento só tende a crescer”.
Além dos investimentos em infraestrutura, Otaviano Pivetta destacou o compromisso do Governo com a segurança jurídica para quem trabalha no campo. “O governo não atrapalha o setor produtivo, pelo contrário, trabalha para oferecer estrutura e segurança para quem quer produzir e gerar empregos. E os resultados estão aparecendo: o Estado tem a menor taxa de desemprego do Brasil, refletindo o avanço na industrialização e nas cadeias produtivas. Não permitimos invasões ou bagunças que possam atrapalhar a ordem e o crescimento”, enfatizou.
Otaviano Pivetta também lembrou da importância de seguir acompanhando o crescimento das cidades, principalmente em relação à habitação. “Muita gente está se mudando para municípios-polo como Primavera do Leste, e precisamos garantir moradia para essas famílias. O Governo está trabalhando para ampliar o acesso à casa própria e dar condições de vida digna para quem chega à região”.
Em agenda no município, o vice-governador visitou ainda a Escola Municipal Tia Dejane, localizada no bairro Primavera III, e a Escola Estadual Paulo Freire.
Fonte: Governo MT – MT
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Samara Pink, sócia de Virginia, reúne famosos em casamento: ‘Benção de Deus’
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Prepare-se: maratona da declaração do IR começa segunda-feira
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Produção de grãos pode bater recorde na safra 2024/25
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrás
Projeto permite parcelamento de dívida fiscal de pequeno empreendedor do setor de eventos