ESPORTES
Confira a agenda de atletas brasileiros que participam de competições neste fim de semana
ESPORTES
Judô
No fim de semana (7 e 8), o judô estará de volta com o Campeonato Brasileiro Interclubes Taça Brasil Júnior, que será disputado em Vila Velha, no Espírito Santo. Com 523 atletas inscritos e 84 clubes confirmados, será a maior edição da história da competição, que faz parte do processo de formação das seleções brasileiras de base, e anualmente reúne os principais jovens talentos do judô nacional. O torneio servirá como um dos parâmetros de convocação para competições internacionais futuras, como etapas do Circuito Europeu e Pan-Americano, e o próprio Campeonato Mundial.
Skate
O Brasil segue muito bem na Copa do Mundo de skate park, disputada na Roma. Fernanda Tonissi, Raicca Ventura, Helena Laurino, Dora Varella e Isadora Pacheco foram as atletas brasileiras que avançaram para as semifinais e seguem firmes na disputa pelo título em solo europeu. O campeonato, que teve seu início no dia 1º de junho, será definido no domingo (8), com as semifinais disputadas no sábado (7).
Vôlei
A seleção brasileira feminina de vôlei volta à quadra neste sábado (8), para enfrentar a Alemanha, pela terceira rodada da Liga das Nações de Vôlei 2025 (VNL). Após duas rodadas e duas vitórias, contra a Tchéquia e EUA, o Brasil segue em busca da liderança da competição nesta primeira semana da fase classificatória. A partida será disputada no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Boxe
No sábado (7), os fãs de boxe poderão acompanhar o evento MVP Prospects 13 – Championship Edition, que será em Orlando, na Flórida. O campeonato, que contará com transmissão grátis no Canal do Whindersson Nunes no YouTube, visa tornar o boxe acessível e inovador para milhões de fãs no país. Keno Marley, que estava escalado para fazer sua estreia no boxe profissional, acabou se lesionando nos treinamentos e está fora da competição. Porém o Brasil ainda contará com uma representante, a atual campeã do peso-leve Beatriz Ferreira, que disputará seu cinturão contra a argentina Maria Ferreyra.
Tiro com arco
No sábado (7), o Brasil terá dois atletas na Copa do Mundo de Tito com Arco, em Antalya, na Turquia. Atleta número 25 do mundo na modalidade, Ana Luiza Caetano enfrentará a chinesa Bao Yijing, enquanto o atleta olímpico e campeão do mundo Marcus D’Almeida enfrentará o italiano Theo Carbonetti.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
ESPORTES
Brasil vence Senegal e encerra invencibilidade africana
A Seleção Brasileira deu um passo importante em sua jornada de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Em um amistoso de alto nível disputado no prestigiado Emirates Stadium, em Londres, o esquadrão comandado por Carlo Ancelotti venceu Senegal por 2 a 0 neste sábado. Com uma exibição dominante, especialmente na primeira etapa, o Brasil não só garantiu a vitória, mas também superou um adversário que figura na 18ª posição do ranking da FIFA.
O confronto marcou um momento histórico para a Seleção. Após dois embates anteriores que resultaram em um empate (1 a 1 em 2019) e uma derrota (4 a 2 em 2023), esta foi a primeira vez que o Brasil conseguiu triunfar sobre os senegaleses, quebrando um tabu que persistia na história recente dos confrontos.
O jogo
Desde o apito inicial, a equipe brasileira mostrou intensidade. Com menos de dois minutos de jogo, Vinicius Júnior já assustava a defesa adversária, exigindo uma grande intervenção do goleiro Mendy. O Senegal respondeu à altura, prometendo um jogo de trocas. No entanto, a pressão brasileira se intensificou, com Vini Júnior novamente protagonista em uma jogada individual que parou em outra defesa de Mendy, aos sete minutos. Aos 17, Matheus Cunha teve uma chance clara, mas seu cabeceio encontrou o travessão.
A insistência brasileira foi recompensada aos 27 minutos. Em um lance rápido pela direita, a bola encontrou o jovem Estêvão. Com frieza e precisão, o talento do Chelsea desferiu um chute certeiro que não deu chances ao goleiro, abrindo o placar. O segundo gol não demorou a sair. Aos 35, em uma cobrança de falta de Rodrygo, Casemiro apareceu livre na segunda trave e, com maestria, finalizou para ampliar a vantagem brasileira para 2 a 0, fechando a primeira etapa com um placar confortável.
Segundo Tempo
A etapa final começou com um susto para o Brasil. Aos sete minutos, o goleiro Ederson cometeu um erro que quase resultou em gol de Ndiaye, mas a bola caprichosamente encontrou a trave. Três minutos depois, foi a vez de Mendy errar, e Rodrygo teve sua chance, que acabou em desvio para escanteio.
Um ponto de preocupação surgiu aos 18 minutos, quando o zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal, precisou ser substituído por Wesley devido a uma lesão muscular na coxa, levantando dúvidas sobre sua condição para os próximos compromissos. Apesar do susto e da redução do ritmo, o Brasil manteve o controle do jogo. As jogadas individuais de Vinicius Júnior e Rodrygo continuaram sendo um ponto forte, garantindo a solidez do resultado até o final.
Próximos desafios
A Seleção Brasileira não terá muito tempo para descanso. A equipe volta a campo já nesta terça-feira (18) para enfrentar a Tunísia, às 16h30 (horário de Brasília), na Decathlon Arena, em Lille, na França.
Já Senegal, por sua vez, também terá um compromisso no dia 18, enfrentando o Quênia às 12h. Os africanos seguem sua preparação visando a Copa Africana de Nações, que será realizada em dezembro, no Marrocos.
FICHA TÉCNICA
Brasil 2 x 0 Senegal
- Competição: Amistoso
- Local: Emirates Stadium, Londres, Inglaterra
- Data: 15 de novembro de 2025 (sábado)
- Horário: 13h00 (de Brasília)
- Público: 58.567 pessoas
Gols:
- Estêvão (Brasil), aos 27 minutos do 1º Tempo
- Casemiro (Brasil), aos 35 minutos do 1º Tempo
Cartões Amarelos:
- Brasil: Casemiro
- Senegal: A. Mendy, Koulibaly, Pape Gueye, Idrissa Gueye
Brasil:
- Goleiro: Ederson
- Defensores: Alex Sandro (Fabrício Bruno), Gabriel Magalhães (Wesley), Marquinhos, Éder Militão
- Meio-campistas: Casemiro, Bruno Guimarães
- Atacantes: Estêvão (Luiz Henrique), Rodrygo (Lucas Paquetá), Matheus Cunha (João Pedro), Vini Júnior (Caio Henrique)
- Técnico: Carlo Ancelotti
Senegal:
- Goleiro: Mendy
- Defensores: Jacobs (Diouf), Niakhaté, Koulibaly, A. Mendy
- Meio-campistas: Idrissa Gueye, Pape Gueye (i. Ciss), Pape Matar Sarr (Nicolas Jackson)
- Atacantes: I. Sarr (Cherif Ndiaye), Ndiaye (Sabaly), Sadio Mané (I. Mbaye)
- Técnico: Pape Thiaw
Fonte: Esportes
-
BRASIL6 dias atrásDepois de rodar 2,5 mil quilômetros e vistoriar inúmeras obras, Rota COP30 chega a Belém
-
AGRONEGÓCIO1 dia atrásRisco de tempo severo nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste
-
ESPORTES5 dias atrásProteção ao apostador é aprimorada com Portaria que traz novas regras de autoexclusão centralizada e autolimites
-
ESPORTES6 dias atrásSão Paulo perde para o Red Bull Bragantino e se distancia do G7

