Search
Close this search box.
CUIABÁ
Search
Close this search box.

ESPORTES

Com apoio do MEsp, projeto social em Sobradinho (DF) impulsiona jovens atletas

Publicados

ESPORTES

Por trás de cada medalha, existe uma história. No Centro de Atletismo de Sobradinho, dentro do Estádio Augustinho Lima, região administrativa do Distrito Federal, a pouco mais de 25 km de Brasília, essas histórias não são apenas contadas, elas são vividas diariamente. Com a implantação de um núcleo do programa Revelar Talentos do Ministério do Esporte na região, o esporte se tornou ferramenta de cidadania, inclusão e esperança para dezenas de jovens atletas do DF.

A parceria com o Centro de Atletismo de Sobradinho visa beneficiar diretamente atletas, homens e mulheres, em diferentes modalidades do atletismo, com foco na formação esportiva voltada ao alto rendimento.

“O projeto reforça nosso compromisso em criar oportunidades que vão além do esporte, promovendo cidadania e desenvolvimento humano”, afirmou a secretária nacional de Excelência Esportiva da pasta, Iziane Marques. “Estamos certos de que, com apoio técnico especializado e uma estrutura de qualidade, esse projeto será um modelo. O exemplo do Caio Bonfim mostra onde essa semente pode florescer.”

Caio Bonfim. Foto: Mariana Raphael/MEsp
Caio Bonfim. Foto: Mariana Raphael/MEsp

E Caio Bonfim, medalhista olímpico de prata na marcha atlética nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, é a prova viva disso. “Eu fui criado nesse projeto. Sempre fui apaixonado por essa iniciativa, que começou com os meus pais. Hoje, ver meus filhos aqui também é emocionante. A marcha atlética sempre teve pouca visibilidade, e agora está crescendo.”

Leia Também:  Internacional vira sobre o Juventude em jogo eletrizante no Beira-Rio

Para ele, o projeto não é apenas uma estrutura de treinamento, é um celeiro de talentos e, mais do que isso, de sonhos. “O brasileiro gosta de bons resultados, mas esses resultados são frutos de anos de trabalho. A medalha trouxe visibilidade, sim, mas o trabalho começou muito antes dela.”

Essa jornada também é vivida por Gabriela Muniz, com uma década de carreira na marcha atlética. Ela também é fruto do projeto e participou dos Jogos de Paris: “Eu fico muito feliz, porque até uns anos atrás era eu quem estava no lugar dessas crianças. Hoje, ver o projeto crescendo, formando atletas dedicados, com apoio técnico de qualidade, é gratificante.”

A formação esportiva

À frente de tudo isso está Gianette Bonfim, treinadora e idealizadora do projeto. Ela também foi atleta da marcha atlética e recordista nacional da modalidade. Hoje, dedica-se a formar atletas e apresentar o atletismo para dezenas de crianças.

“Começamos com o lúdico, pra entender se a criança quer ficar. Depois, entra a formação séria. Temos como lema: da base ao alto rendimento. Hoje, temos 80 atletas treinando forte, com representantes em todas as categorias do atletismo nacional.”

A rotina é puxada. Treinos de segunda a sábado, entre pista, rua e academia. Mas o esforço vale a pena. Três atletas olímpicos já foram formados no centro. “Evoluímos muito, inclusive nas políticas públicas de apoio. Antes, era inacessível chegar até o Ministério do Esporte. Hoje, somos ouvidos, recebidos, atendidos. Isso mostra que o esporte brasileiro está sendo levado a sério.”

Leia Também:  Red Bull Bragantino pega o Flamengo no Brasileirão Sub-20

As crianças e jovens têm acesso a 16 modalidades dentro do atletismo. A única prova que o centro ainda não oferece é o salto com vara. Para muitos, é a primeira vez que têm contato com uma estrutura completa. “O atletismo é democrático. Contempla todos os estilos. Às vezes, o menino tem talento e nem sabe. O projeto dá essa oportunidade — não só para ser campeão, mas para se descobrir, para crescer como pessoa”, reforça Caio Bonfim.

Revelar Talentos

O programa Revelar Talentos oferece apoio a equipes e atletas brasileiros que se encontram nas fases iniciais do treinamento esportivo. O objetivo é identificar e desenvolver jovens talentos, promovendo o potencial esportivo de crianças e adolescentes que estão começando no esporte de excelência. O público-alvo são atletas com até 21 anos, além de treinadores, técnicos, equipes multidisciplinares, pesquisadores e gestores.

Desde o lançamento da iniciativa, em abril de 2024, mais de 800 jovens promissores passaram a ser atendidos, com foco no desenvolvimento para o alto rendimento. Atualmente, o programa conta com 34 núcleos — sendo 3 implantados neste ano — em 15 estados brasileiros, abrangendo diversas modalidades esportivas.

Confira mais fotos no Flickr do Ministério do Esporte

Núcleo do Programa Revelar Talentos em Brasília - Atletismo

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Botafogo domina Fluminense no clássico vovô e alivia pressão sobre técnico

Publicados

em

Em uma noite de sábado, 26 de abril de 2025, marcada pela rivalidade e tensão do Clássico Vovô, o Botafogo superou o Fluminense por 2 a 0 no Estádio Nilton Santos. A vitória, construída com autoridade no primeiro tempo e selada nos acréscimos do segundo, interrompe a sequência de jogos sem vencer do Glorioso no Brasileirão e alivia a pressão sobre o técnico Renato Paiva.

O Jogo

Desde o apito inicial, o Botafogo mostrou sua superioridade, encurralando o Fluminense em seu campo de defesa. O goleiro Fábio foi bastante acionado, defendendo chutes de Igor Jesus aos 11 e 13 minutos. Aos 19, o arqueiro tricolor fez uma defesa espetacular em um chute de Matheus Martins, após lançamento de Savarino.

A pressão constante do Botafogo resultou em gol aos 36 minutos. Em um contra-ataque rápido, Matheus Martins acionou Igor Jesus na direita, que cruzou rasteiro para Vitinho, que tocou na saída de Fábio, abrindo o placar. O Botafogo quase ampliou em seguida, com Matheus Martins chutando cruzado para outra grande defesa de Fábio. Antes do intervalo, Igor Jesus ainda acertou a trave esquerda de cabeça.

Leia Também:  Em noite fria, Coritiba vence Ceará por 1 a 0 pela 28ª rodada do Brasileirão

Segundo tempo

No segundo tempo, o Fluminense tentou equilibrar as ações, buscando alternativas no banco de reservas. Bernal obrigou o goleiro John a fazer uma boa defesa em um chute de fora da área aos 7 minutos. Aos 14, Arias achou Cano dentro da área, mas o atacante finalizou para fora. O Botafogo respondeu com Artur, que invadiu a área e chutou por cima após tabela.

O Fluminense teve sua melhor chance aos 27 minutos, quando Jhon Arias acertou o travessão em uma cobrança de falta magistral. No entanto, foi o Botafogo quem criou as melhores oportunidades na reta final, especialmente em bolas paradas. Quando o jogo caminhava para o apito final, um erro fatal da defesa tricolor selou a vitória do Botafogo. Aos 49 minutos, Paulo Baya tentou recuar a bola, mas entregou nos pés de Savarino, que arrancou em velocidade e bateu cruzado, sem chances para Fábio.

Próximos desafios

Ambos os times agora se preparam para os jogos de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Botafogo enfrenta o Capital-DF na quarta-feira, 30 de abril de 2025, no Nilton Santos, enquanto o Fluminense enfrenta a Aparecidense-GO na terça-feira, 29 de abril de 2025, no Maracanã.

Leia Também:  Internacional vira sobre o Juventude em jogo eletrizante no Beira-Rio

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2 X 0 FLUMINENSE

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26/04/2025
Hora: 21h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões Amarelos: Barboza, Cuiabano, Gregore, Savarino (BOT); Bernal, Freytes, Ganso, Arias (FLU)
Gols: Vitinho aos 36′ do 1ºT e Savarino, aos 49′ do 2ºT (Botafogo)

BOTAFOGO: John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Cuiabano (Alex Telles); Marlon Freitas (Allan), Gregore, Matheus Martins (Artur) e Savarino; Igor Jesus e Mastriani (Elias Manoel). Técnico: Renato Paiva.

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Renê; Martinelli (Paulo Baya), Bernal (Serna), Canobbio (Nonato), Ganso (Lima) e Arias; Germán Cano (Everaldo). Técnico: Renato Gaúcho.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA