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EDUCAÇÃO

MEC integra comissão na área tecnológica do Mercosul

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participou, nos dias 5 e 6 de junho, em Buenos Aires, Argentina, da reunião da Comissão de Área de Educação Tecnológica (Caet), do Setor Educacional do Mercosul. O evento foi realizado na sede do Ministério do Capital Humano da Argentina, a fim de consolidar ações educacionais regionais e preparar a transição para o Brasil, que assume a presidência do bloco no segundo semestre de 2025. O encontro contou com a participação dos seguintes países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. 

A Caet integra grupos do Mercosul que possuem ações relacionadas à equivalência de cursos técnicos e cursos superiores de tecnologia. Além disso, a comissão discutiu o projeto de Capacitação em Criatividade, Inovação e Prototipagem do Mercosul (Hackathon), bem como analisou a proposta de validação da inclusão da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) como evento integrante do calendário da comissão. 

A coordenadora-geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Sandra Grützmacher, informou que as iniciativas compiladas ao final do encontro, incluindo a incorporação de eventos, serão encaminhadas aos ministros de educação. “Um calendário de eventos da área de educação profissional e tecnológica do Mercosul poderá fortalecer a mobilidade de estudantes e de profissionais, promovendo a integração regional entre os sistemas educativos dos países do bloco”, concluiu Sandra, que representou a Setec na reunião da Caet, na capital argentina. 

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14ª Obap A etapa final da edição de 2025 da Olimpíada Brasileira de Agropecuária acontecerá entre os dias 13 e 15 de agosto, nos campi Senhor do Bonfim, do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), e Petrolina, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).  

  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec/MEC  

Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

MEC promove evento voltado para currículos integrados da EJA

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoveu, nesta quarta-feira, 18 de junho, o 8º Círculo de Cultura Virtual do Programa de Formação em Serviço dos Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi focado nas pesquisas participativas como instrumento metodológico de leitura da realidade e construção de um currículo integrado. O webinário foi transmitido no canal do MEC no YouTube. 

Com intuito de ampliar os espaços de reflexão crítica sobre práticas pedagógicas e metodologias participativas na EJA, a partir de experiências consolidadas, o debate abordou caminhos possíveis para a construção de um currículo integrado à realidade dos educandos, com base na pedagogia freiriana. 

“Temos acompanhado coisas incríveis sendo produzidas pelas professoras e pelos professores no âmbito dessa formação. Temos de parabenizar todos pelo empenho e pelo esperançar, diante daquilo que antes causava tanto sofrimento, e agora temos visto muita ação para transformação da EJA”, afirmou a coordenadora-geral de Educação de Jovens e Adultos na SECADI/MEC, Mariângela Graciano. 

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O encontro virtual foi promovido pelo MEC em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O evento reuniu professores com experiência prática na área, estudantes de cursos de licenciatura, pesquisadores, gestores escolares e profissionais interessados em políticas públicas educacionais. 

A formação reafirmou o compromisso com políticas educacionais contextualizadas, democráticas e transformadoras, integrando as ações do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi

Fonte: Ministério da Educação

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