EDUCAÇÃO
MEC e Angola trocam experiências sobre ensino superior
EDUCAÇÃO

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), recebeu, de 28 de março a 2 de abril, equipe técnica de Angola para participação em estágio sobre os processos regulatórios. O encontro teve como objetivo principal promover atividades formativas que contribuíssem para o aprimoramento das práticas de regulação e supervisão em Angola, além de fortalecer o diálogo sobre os desafios e boas práticas no setor.
A iniciativa faz parte da cooperação bilateral entre Brasil e Angola, com vistas a fortalecer capacidades educacionais e promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências institucionais. A programação da missão foi articulada pela Assessoria Internacional do MEC e contou também com visitas à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na Seres, a Secretária Marta Abramo recepcionou as autoridades angolanas: José Luís Mateus Alexandre, diretor Nacional de Ensino Superior do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola; e Manuel Zau, diretor–geral adjunto do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior. A Secretária discorreu sobre as características do sistema de educação superior no Brasil e apresentou o modelo de regulação e supervisão da Seres.
Além disso, durante os quatro dias de imersão na Seres, a visita às diretorias de Política Regulatória e de Supervisão e Regulação da Educação Superior possibilitou compartilhar e debater temas como processos de credenciamento de instituições e autorização de cursos, regulação da educação a distância, sistema eletrônico utilizado para acompanhamento dos processos relativos à educação superior, principais irregularidades e deficiências de instituições e formas de atuação da supervisão.
A missão técnica teve caráter formativo, permitindo aos representantes angolanos acompanhar de perto os processos brasileiros de regulação e supervisão da educação superior durante os quatro dias de visita à Secretaria. Para Marta Abramo, “a experiência buscou contribuir para o aprimoramento das práticas regulatórias em Angola, ao mesmo tempo em que proporcionou um ambiente de aprendizado e troca mútua com os servidores brasileiros”.
A missão técnica representou uma oportunidade significativa de cooperação internacional, reforçando o compromisso do MEC com o fortalecimento das políticas de educação superior em nível global.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres
Fonte: Ministério da Educação

EDUCAÇÃO
Lançada formação em EJA na educação profissional

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), lançou, nesta sexta-feira, 25 de abril, o curso “Currículo Integrado para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Com carga horária de 60 horas, o curso já está com inscrições abertas pela plataforma Avamec. A formação é voltada para profissionais da educação das redes públicas de ensino de todo o Brasil.
O webinário que marcou o lançamento do curso foi realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e transmitido pelo Canal do MEC no Youtube. A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, definiu o encontro como histórico. “Para que a EJA funcione temos que criar condições para que ela esteja no centro da política educacional. E assim, com uma formação de qualidade e articulada à EPT, isso é a vanguarda da EJA. Isso é histórico”, afirmou.
“A relação da vida do cidadão com uma perspectiva voltada para o mundo do trabalho precisa envolver a educação. Por isso, investimos nesse curso e acreditamos nessa interlocução com a EJA, que é pouco utilizada, e precisamos impulsioná-la”, destacou a diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do MEC, Ana Lúcia Sanches.
O curso integra o Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA (ProfEJA), desenvolvido no âmbito do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. O objetivo é apoiar profissionais da educação da EJA das redes públicas de ensino na construção de currículos que possibilitem a elevação de escolaridade com capacitação profissional. A formação se estenderá até o final de julho.
Dividido em quatro módulos, o curso abordará os diálogos e aproximações entre EJA e EPT; o currículo integrado; as abordagens pedagógicas baseadas na integração curricular entre EJA e EPT; e as estratégias didáticas para a construção de propostas curriculares unificadas.
O evento de lançamento debateu o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA e o Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA. Ao final, foi realizado um painel sobre “a oferta de EJA-EPT na escola pública: a necessária articulação entre os institutos federais e as redes de ensino”.
Pacto EJA – Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Os objetivos são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação
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