Search
Close this search box.
CUIABÁ
Search
Close this search box.

ECONOMIA

Sala do Imigrante em MS realizou 138 atendimentos em 2 meses de funcionamento

Publicados

ECONOMIA

A Sala do Imigrante, instalada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MS), completou seus dois primeiros meses de funcionamento com 138 atendimentos a migrantes de nove nacionalidades, incluindo venezuelanos, haitianos, cubanos, moçambicanos e dominicanos.

De acordo com o superintendente regional do Trabalho, Alexandre Cantero, mais do que números, o projeto tem transformado realidades. “Temos necessidade de mão de obra no setor produtivo e o compromisso, previsto na Constituição Federal, de levar dignidade às pessoas que oferecem sua força de trabalho. Estamos unindo o interesse das empresas à inclusão de trabalhadores de forma lícita”, afirma Cantero.

Segundo ele, a iniciativa oferece suporte completo para que pessoas em situação migratória possam regularizar sua documentação e ingressar, de forma legal e digna, no mercado de trabalho brasileiro.

Acolhimento – O atendimento na Sala do Imigrante é realizado de migrante para migrante. Os primeiros a receber os recém-chegados são a presidente da Associação Venezuelana, Mirtha Virgínia Carpio Diaz, e o presidente da Associação Haitiana, Junel Ilora. Eles atuam como elo entre as instituições públicas e as comunidades estrangeiras. “Eu sei o que é chegar a um país diferente, sem saber aonde ir ou quem procurar. Hoje, poder acolher e orientar outras pessoas como eu é uma missão que exerço com muito orgulho. Ver alguém conseguir sua documentação, um emprego, um lugar para recomeçar, isso não tem preço”, relata.

Leia Também:  MTE inicia processo de cobrança administrativa do FGTS Digital

A Sala do Imigrante foi responsável pelo encaminhamento de dezenas de trabalhadores para entrevistas de emprego e apoio a empresas interessadas em contratar formalmente no estado, que vive uma demanda crescente de vagas. Em 2024, segundo a Fundação do Trabalho (Funtrab), foram 24.280 vagas de trabalho não preenchidas no Estado, com destaque para as vagas na indústria. A iniciativa conta com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados (Sicadems) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Serviços oferecidos – Na Sala do Imigrante os atendimentos abrangem orientações sobre refúgio, naturalização, regularização migratória e CPF, além de encaminhamentos para vagas de emprego, registro de denúncias de exploração, emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) e apoio à reunião familiar. Ao todo foram prestados atendimentos a 53 venezuelanos, 15 brasileiros, 11 haitianos, 9 cubanos, além de trabalhadores de outras nacionalidades. Foram divulgadas 38 vagas de emprego, 14 currículos recebidos, 29 solicitações de autorização de residência, além de várias denúncias de condições análogas à escravidão registradas. Interessados podem procurar a Sala do Imigrante, na Superintendência Regional do Trabalho em Campo Grande, na Rua 13 de Maio, 3.214, no Centro ou pelos telefones (67) 3901-3008 e 3901-3014. O atendimento é de segunda a sexta feira, das 8h às 17h e os agendamentos realizados pelo e-mail [email protected].

Leia Também:  Seguro de Crédito à Exportação pós-embarque é retomado para ampliar inserção das MPMEs no comércio exterior

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

MTE divulga resultado parcial da seleção para agentes do Programa Paul Singer

Publicados

em

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicou nesta quinta-feira (24/04) – conforme o cronograma do Edital 10/24 – o resultado parcial da análise de apresentação pessoal para o processo seletivo de 500 bolsas de Agentes de Economia Popular e Solidária, do projeto Trabalho Digno, Justo, Seguro, Saudável e Solidário.

Dos 3.791 habilitados/as na 1ª etapa, 1.592 candidatos e candidatas passaram para as etapas finais de seleção. A relação está organizada por Unidade Federativa, nome completo e resultado preliminar. Conforme o cronograma do edital, o recurso ao resultado ocorre dos dias 25 de abril a 04 de maio. A publicação do resultado das análises dos recursos e homologação do resultado final é dia 09 de maio e o início das atividades acontece dia 12 de maio.

Veja aqui a lista dos aprovados/as

A Senaes e a Fundacentro são responsáveis pela implementação do Programa Nacional de Formação Paul Singer de Agentes de Economia Popular e Solidária (AGEPS) cuja estratégia de formação e distribuição dos AGEPS em todo o território brasileiro está articulada à Política Nacional de Participação Social em Educação Popular nos Territórios, coordenada pela Secretaria Geral da Presidência da República, que prevê a formação e a atuação de Agentes a partir de programas de vários ministérios além do MTE.

Leia Também:  Ministro Luiz Marinho reforça importância da II Conferência Nacional do Trabalho em reunião do CNT

Esse é o quarto processo seletivo de bolsistas dentro do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Senaes e a Fundacentro, parte do projeto “Trabalho Digno, Justo, Saudável, Seguro e Solidário”.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA