Search
Close this search box.
CUIABÁ
Search
Close this search box.

ECONOMIA

Governo do Brasil entrega 14ª Casa do Trabalhador e reforça expansão da rede do Sine no país

Publicados

ECONOMIA

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, esteve nesta quarta-feira (23) em Palmas (TO), onde entregou à população a 14ª unidade reestruturada da Casa do Trabalhador. A reestruturação das unidades do Sine faz parte de um projeto nacional de revitalização do sistema que o MTE vem conduzindo desde o início da atual gestão. Até o fim do ano, a expectativa é entregar à população 25 novos postos do sistema, em todo o país, dentro desse novo formato. 

A reestruturação oferece aos trabalhadores um espaço com os diversos serviços do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reunidos em um mesmo local, como intermediação de mão de obra, oferta de vagas de emprego com suporte à pré-seleção de candidatos, solicitação de Seguro-Desemprego e Abono Salarial, além de políticas de qualificação profissional para acesso aos cursos oferecidos pelo sistema do Sine. “A nova configuração física permite maior capacidade de atendimento e organização dos fluxos de trabalho para oferecer ao trabalhador e às empresas parceiras todos os serviços prestados pelo Ministério”, ressaltou o ministro.

Presente na entrega da unidade à população, o secretário de Governo do Tocantins, Deocleciano Gomes Filho, que representou o governador no evento, ressaltou que o desemprego em Palmas vem caindo a cada ano e que o emprego tem registrado recordes de geração de vagas. “Os índices de desemprego têm sido os menores da nossa história, e a Casa do Trabalhador tem como missão oferecer oportunidades de qualificação para que os trabalhadores possam preencher essas novas vagas que surgem”, afirmou, parabenizando o ministro pela entrega da estrutura revitalizada no Tocantins.

Leia Também:  MTE afasta mais de 100 adolescentes do trabalho infantil em fábricas de calçados de Birigui (SP)

A reestruturação chegou também à unidade da Casa do Empreendedor (Sine Palmas), onde o ministro Luiz Marinho, juntamente com o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, fez a inauguração de mais uma unidade do Sine na Casa do Empreendedor. “É uma unidade voltada à promoção do emprego, do empreendedorismo e da inclusão produtiva de trabalhadores no Tocantins”, frisou o ministro, destacando aos trabalhadores que desejam empreender que, no Sine, terão à sua disposição uma variedade de serviços essenciais gratuitos, seja para abrir, regularizar ou ampliar sua atuação no mercado de trabalho.

Na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do estado, o ministro deu sequência à agenda de entregas, assinando com a Controladoria do estado um Termo de Intenções visando à reestruturação do prédio onde funcionam os dois órgãos. Luiz Marinho conversou com servidores sobre a nova realidade do MTE e a intenção do governo de investir na reestruturação das superintendências. “Serão destinados aqui recursos para melhorar o atendimento de trabalhadores que buscam a Superintendência. Além da estrutura, vamos também investir em pessoal, para oferecer ao trabalhador um 

Leia Também:  Governo Federal amplia direitos para terceirizados: menos horas de trabalho e mais previsibilidade de férias

O ministro se reuniu também com representantes do Fórum de Gestores do estado, no Instituto Federal do Tocantins, onde conversou com gestores de vários órgãos sobre a necessidade de mais investimentos em políticas públicas de emprego, possibilitando maior inserção de trabalhadores no mercado de trabalho. “As políticas públicas são executadas nos territórios. Precisamos de gestores engajados para que elas cheguem efetivamente à população local”, avaliou.

Mais informações sobre a Casa do Trabalhador podem ser acessadas aqui.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

MDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo com 24 projetos

Publicados

em

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou nesta terça-feira (24) a Agenda Brasil Mais Competitivo, iniciativa que reúne 24 projetos prioritários voltados ao fortalecimento da competitividade da economia brasileira. Coordenada pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR), a estratégia tem potencial de gerar uma economia estimada em R$ 341,6 bilhões por ano.

A Agenda Brasil Mais Competitivo sucede a Agenda de Redução do Custo Brasil e amplia sua abrangência, agregando fatores que influenciam a competitividade nacional. As propostas contemplam temas relacionados à melhoria regulatória, transformação digital, inovação, inserção internacional e ambiente de negócios.

Durante o lançamento, o ministro do MDIC, Márcio Elias Rosa, destacou a importância de consolidar a busca de competitividade como política de Estado.

“Não ter uma agenda como essa, como política do Estado, custa muito para o país. Porque, se nós ficarmos com um hiato de algum período de hesitação num tema como esse, esse hiato se trunca. Você destrói muito em poucos anos e reconstrói em um número infinito de anos”, afirmou.

Leia Também:  Governo Federal amplia direitos para terceirizados: menos horas de trabalho e mais previsibilidade de férias

Márcio Elias Rosa lembrou que a indústria brasileira voltou a crescer após 14 anos de queda. “A Nova Indústria Brasil foi construída para ser uma política de Estado, orientada por seis missões que apontam o caminho para o desenvolvimento produtivo do país”, disse.

Três eixos para aumentar a competitividade

Os projetos estão organizados em três eixos de atuação: infraestrutura, insumos básicos e ambiente jurídico-regulatório.

O secretário de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Pedro Ivo, ressaltou que a nova carteira reúne ações de melhoria do ambiente de negócios, de aumento da produtividade e de redução de entraves ao desenvolvimento.

“A Agenda consolida um conjunto de iniciativas construídas em diálogo com a sociedade e o setor produtivo. São medidas voltadas à modernização do ambiente regulatório, ao aumento da eficiência econômica e à criação de condições mais favoráveis para investir e produzir no Brasil”, afirmou.

Propostas

Os 24 projetos que integram a Agenda Brasil Mais Competitivo foram selecionados a partir de consulta pública realizada por meio da plataforma Brasil Participativo entre março e maio deste ano. Ao todo, foram recebidas 273 contribuições.

Leia Também:  MTE afasta mais de 100 adolescentes do trabalho infantil em fábricas de calçados de Birigui (SP)

Participaram do lançamento a secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Júlia Cruz; o secretário adjunto da Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Rodrigo Fonseca; além de representantes da Casa Civil, do BNDES, da CNI, da CNT e do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

>> Confira a carteira completa.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA