CUIABÁ
Sucesso com gratuidade, Aquário Municipal recebe visitantes do estado e exterior
CUIABÁ

O Aquário Municipal de Cuiabá está recebendo visitantes de diferentes locais de Mato Grosso de outros países. Até o momento, passaram por lá moradores de Portugal, Colômbia, Bolívia e Estados Unidos. No primeiro final de semana da gestão do prefeito Abilio Brunini, mais de 50 mil pessoas, sendo que as crianças não foram contabilizadas. Houve fila e a entrada foi conduzida em grupos de 50 pessoas.
O fluxo de público tem sido alto também no decorrer da semana, como visto na terça-feira (7) e na quarta-feira (8). A atitude do prefeito Abilio Brunini em liberar a entrada gratuita foi elogiada pelos visitantes, que não se intimidam nem mesmo com dias chuvosos.
Para o secretário Municipal de Turismo, Fernando Medeiros, a reabertura do Aquário Municipal agrega novas possibilidades. “Cuiabá é uma cidade carente de pontos turísticos e de equipamentos públicos. Quando olhamos para a cidade vemos o Museu da Caixa D’Água Velha, Museu do Rio, Parque das Águas, enfim, temos poucos pontos turísticos fora do Porto. O Aquário vem para mostrar para a sociedade a importância de termos atrativos turísticos, porque a sociedade abraça, ela traz a família, traz as crianças, ela quer usufruir e valorizar o que tem de bom”, pontuou Fernando. No caso do Parque das Águas, não está funcionando o show das águas, das fontes. A administração atual encontrou o local em situações bem precárias, tanto estrutura como limpeza, mas as melhorias serão implementadas no decorrer dos trabalhos.
São mais de 600 peixes de 40 espécies, três biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. Entre eles, Cachara, Pacu, Piraputanga, Piau e Pintas, Curimbatá, Armau, Pirarara, Dourado e outros.
Melhorias ainda serão implementadas, uma vez que a Secretaria Municipal de Turismo assumiu cem por cento a gestão do local. Uma delas será colocar o mirante em funcionamento.
“Achei maravilhoso, um espaço muito interessante para as famílias, para as crianças. Todos podem curtir e conhecer um pouco dos biomas de Mato Grosso. Importante para o município, atrai turistas e movimenta o comércio da região. As pessoas que vem de fora terão mais esta oportunidade de conhecer a história da nossa região, tem o museu contando um pouco disso. E o prefeito Abilio foi muito feliz na decisão de liberar a entrada gratuita para os visitantes, facilitou para toda a população, especialmente para os pais que tem mais filhos, e o pagamento onerava no orçamento. Com a gratuidade, alavanca outros setores, porque o valor que teriam que pagar pode ser revertido para outras finalidades, até mesmo um lanche para o filho”, explicou Adriana Garlet, que levou a filha Karen para conhecer o Aquário.
Maxwel Marcos Santana de Figueiredo, morador do bairro Porto, já estava desacreditado de que o Aquário seria revitalizado. “Os moradores e comerciantes do entorno comemoram porque é um entretenimento muito bom e ficou muito interessante. Show de bola, bem climatizado, e melhor ainda por ser gratuito. Nosso prefeito agiu com sensibilidade, em casa somos em quatro, no mínimo seria R$ 80,00. Se fosse comer alguma coisa, por simples que fosse, não sairia por menos de R$ 150,00. É um dinheiro que dá para manter outras coisas”, disse o visitante.
Jôse Borges é professora e passou pelo local na terça-feira (8), com o esposo e filha, e saíram encantados. “Achei maravilhoso, lindo, amei. É muito importante para Cuiabá, para a cultura cuiabana. Dá para expandir o conhecimento através das escolas, trazendo as crianças das séries iniciais para conhecerem de perto os peixes da nossa região”, sugeriu ela.
Letícia Maria da Silva Bispo, moradora de Várzea Grande, atravessou a ponte que divide a cidade com Cuiabá, e trouxe toda a família, o marido João Vitor, a avó Maria José e dois filhos, um deles PCD (Pessoa Com Deficiência) e todos se divertiram, especialmente as crianças. Na oportunidade ela ressaltou a entrada gratuita como um marco, porque dá para levar toda as crianças e voltar mais vezes. “Estamos curtindo muito, minha filha é PCD (Pessoa com Deficiência) e a gente estava preocupado com a cadeira de rodas especial, mas deu tudo certo, tem acessibilidade, super tranquilo com ela, estamos nos divertindo”.
Entre os visitantes estão moradores de outras cidades do Estado, como Mirian Resende, de Mirassol do Oeste (MT), que aproveitou a viagem a Cuiabá e foi com o esposo e filho ver as belezas do Aquário Municipal. Seu filho, Davi Resende, de 9 anos, disse que vai convidar seus colegas para também conhecerem porque os peixes são muito bonitos. O garoto é apaixonado por pescaria.
Rosimeire Silva dos Santos, do município de Nova Mutum (MT) também aproveitou a oportunidade na Capital para levar os filhos Artur, 7 anos, Otávio, 4 anos, e Alice de 2 aninhos.
REGRAS INTERNAS
Os visitantes devem se atentar para algumas orientações necessárias para a visitação, conforme alerta o secretário de Turismo Fernando Medeiros. Entre elas, a colaboração da limpeza e não jogando lixo no chão. “Não fazer muito barulho para não estressar os peixes, não bater no vidro, não tirar fotos com flash. Acredito que tem que ser uma parceria de mão dupla, a administração pública faz a parte que lhe compete e a população a sua, que tenham paciência com a fila”, explicou.
Tendas foram providenciadas para amenizar o calor no horário de sol e todo o suporte possível, diante da crise financeira pela qual o município está enfrentando está sendo providenciado. “A gestão fará o melhor para entregar o melhor para a população”, destacou Fernando.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Mutirão da Limpurb beneficia CPA IV e mais 18 localidades com serviços de limpeza e zeladoria

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), segue intensificando as ações de limpeza urbana na capital. Na quarta-feira (18), as equipes atuaram na Avenida Tuiuiú, localizada no bairro CPA IV, com a realização de roçagem, varrição, pintura de meio-fio e manutenção na rede de iluminação pública.
As intervenções fazem parte do cronograma de mutirões diários que visam proporcionar ambientes mais limpos, seguros e agradáveis para os moradores. Além do CPA IV, outras 18 localidades receberam serviços de zeladoria nesta etapa. Entre elas estão os bairros Residencial Nico Baracat, Coophema, Jardim Industriário, CPA II, Boa Esperança, Ribeirão do Lipa, CPA III, Santa Isabel, Pascoal Ramos, Quilombo, Umuarama, Jardim Vitória, Jardim Independência, Tancredo Neves e Jardim Florianópolis.
Também foram contemplados o Mercado Municipal Antônio Moisés Nadaf (conhecido como Mercado do Porto), a Escola Municipal de Educação Básica Celina Fialho, no bairro Altos da Serra, e o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá – Dr. Henrique de Aquino.
Em paralelo às atividades de rotina, a Limpurb realizou a remoção de um bolsão de lixo irregular no bairro Morada do Ouro II, de onde foram retiradas mais de 80 toneladas de resíduos descartados de forma inadequada.
Durante o mutirão, caminhões do programa Cata-treco também percorreram os bairros recolhendo materiais inservíveis como móveis, eletrodomésticos e colchões. A iniciativa tem como objetivo facilitar o descarte consciente desses objetos, reduzindo a formação de pontos de lixo clandestinos.
Para que o recolhimento seja realizado com eficiência, os moradores devem deixar os itens organizados e devidamente identificados em frente às suas residências. Vale destacar que o programa não contempla o recolhimento de restos de poda, entulhos de construção civil, pneus, vidros ou materiais perigosos, como pilhas e baterias, que devem ser encaminhados aos ecopontos da cidade.
A população pode solicitar o serviço gratuitamente pelo telefone (65) 3645-5518 ou pelo WhatsApp (65) 99243-6502.
#PraCegoVer
A imagem mostra colaboradores da Limpurb no mutirão de limpeza no CPA IV. Os funcionários usam uniforme na cor verde, e estão munidos de Equipamento de Proteção Individual (EPIs).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
BRASIL6 dias atrás
Encontro Nacional de Gestão de Pessoas celebra 55 anos do SIPEC
-
ECONOMIA6 dias atrás
Fiscalização durante festas juninas em Aracaju afasta 12 crianças e adolescentes do trabalho infantil
-
ECONOMIA6 dias atrás
Trabalhador idoso é resgatado de condições análogas à escravidão em Pelotas (RS)
-
CUIABÁ5 dias atrás
Feirão de Emprego no Pedra 90 conquista oportunidade de trabalho para 80 mulheres