CUIABÁ
Projeto de Ranalli cria selo ‘Autista a Bordo’ para identificar veículos com pessoas com TEA
CUIABÁ

Antoniel Pontes – Assessoria do vereador Rafael Ranalli
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na última quinta-feira (22), um projeto de lei que institui um selo de identificação para veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta, de autoria do vereador e policial federal Rafael Ranalli (PL), visa ampliar a segurança no trânsito e promover a conscientização sobre os cuidados necessários com esse público.
Este é o terceiro projeto de lei de Ranalli aprovado na Câmara e agora segue para sanção do prefeito Abilio Brunini.
“É o nosso terceiro projeto aprovado, esperamos o convite do prefeito agora para a sanção. O projeto do selo que a Câmara aprovou hoje tem por objetivo proteger e identificar os carros com autistas. Um exemplo é que, se acontecer algum acidente, as pessoas que querem ajudar chegam com aquele apavoramento todo e, se tiver uma criança com um grau mais severo, ela pode se assustar e ter um problema maior. A criação do selo vai proporcionar um cuidado maior”, explicou Ranalli.
O selo, que trará a inscrição “Autista a Bordo”, poderá ser solicitado pela própria pessoa com TEA ou por seus responsáveis legais. De acordo com a lei, ele deverá ser afixado na parte traseira do veículo utilizado para o transporte dessas pessoas.
Além de alertar motoristas e agentes de trânsito em situações de risco, a proposta busca incentivar o respeito e a empatia no cotidiano da cidade.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Mutirão da Limpurb beneficia CPA IV e mais 18 localidades com serviços de limpeza e zeladoria

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), segue intensificando as ações de limpeza urbana na capital. Na quarta-feira (18), as equipes atuaram na Avenida Tuiuiú, localizada no bairro CPA IV, com a realização de roçagem, varrição, pintura de meio-fio e manutenção na rede de iluminação pública.
As intervenções fazem parte do cronograma de mutirões diários que visam proporcionar ambientes mais limpos, seguros e agradáveis para os moradores. Além do CPA IV, outras 18 localidades receberam serviços de zeladoria nesta etapa. Entre elas estão os bairros Residencial Nico Baracat, Coophema, Jardim Industriário, CPA II, Boa Esperança, Ribeirão do Lipa, CPA III, Santa Isabel, Pascoal Ramos, Quilombo, Umuarama, Jardim Vitória, Jardim Independência, Tancredo Neves e Jardim Florianópolis.
Também foram contemplados o Mercado Municipal Antônio Moisés Nadaf (conhecido como Mercado do Porto), a Escola Municipal de Educação Básica Celina Fialho, no bairro Altos da Serra, e o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá – Dr. Henrique de Aquino.
Em paralelo às atividades de rotina, a Limpurb realizou a remoção de um bolsão de lixo irregular no bairro Morada do Ouro II, de onde foram retiradas mais de 80 toneladas de resíduos descartados de forma inadequada.
Durante o mutirão, caminhões do programa Cata-treco também percorreram os bairros recolhendo materiais inservíveis como móveis, eletrodomésticos e colchões. A iniciativa tem como objetivo facilitar o descarte consciente desses objetos, reduzindo a formação de pontos de lixo clandestinos.
Para que o recolhimento seja realizado com eficiência, os moradores devem deixar os itens organizados e devidamente identificados em frente às suas residências. Vale destacar que o programa não contempla o recolhimento de restos de poda, entulhos de construção civil, pneus, vidros ou materiais perigosos, como pilhas e baterias, que devem ser encaminhados aos ecopontos da cidade.
A população pode solicitar o serviço gratuitamente pelo telefone (65) 3645-5518 ou pelo WhatsApp (65) 99243-6502.
#PraCegoVer
A imagem mostra colaboradores da Limpurb no mutirão de limpeza no CPA IV. Os funcionários usam uniforme na cor verde, e estão munidos de Equipamento de Proteção Individual (EPIs).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
BRASIL6 dias atrás
Encontro Nacional de Gestão de Pessoas celebra 55 anos do SIPEC
-
ECONOMIA6 dias atrás
Fiscalização durante festas juninas em Aracaju afasta 12 crianças e adolescentes do trabalho infantil
-
ECONOMIA6 dias atrás
Trabalhador idoso é resgatado de condições análogas à escravidão em Pelotas (RS)
-
CUIABÁ5 dias atrás
Feirão de Emprego no Pedra 90 conquista oportunidade de trabalho para 80 mulheres