CUIABÁ
Prefeito anuncia ações continuadas para mulheres em evento na Praça Alencastro
CUIABÁ

Durante a “Semana da Mulher”, realizada nesta quarta-feira (12) na Praça Alencastro, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou que sua gestão pretende ampliar e manter de forma continuada as políticas públicas voltadas às mulheres. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, reuniu serviços gratuitos de saúde, emprego, finanças e empreendedorismo.
Em meio às atividades, Abilio reforçou a necessidade de descentralizar essas ações, levando-as para todas as regiões da capital. “A gente precisa cada vez mais de eventos como esse. Esse aqui é o início de um novo tempo para as mulheres. Nosso objetivo é expandir essas ações para os bairros mais distantes, garantindo acesso a serviços essenciais”, afirmou.
A primeira-dama e vereadora Samantha Iris também enfatizou a importância de tornar as iniciativas perenes. “Essas ações precisam ocorrer o ano inteiro. Muitas mulheres não encontram acolhimento adequado, e nosso papel é fortalecer esse apoio de forma contínua”, disse. Ela ainda ressaltou o papel da Secretaria da Mulher na capacitação e desenvolvimento econômico e social das cuiabanas.
Entre os serviços oferecidos na feira, estavam atendimentos odontológicos, exames preventivos, planejamento familiar, orientação jurídica e consultoria financeira. O evento também contou com a participação da Delegacia da Mulher e da Patrulha Maria da Penha, que prestaram orientações sobre prevenção e combate à violência contra mulheres.
Com menos de três meses à frente do Executivo municipal, Abilio ressaltou que sua prioridade é organizar as contas da prefeitura e investir em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. “Estamos cortando gastos supérfluos e focando no que realmente importa. Eventos como esse são resultado de parcerias que nos ajudam a economizar e a oferecer um atendimento mais eficiente”, destacou.
#PraCegoVer
Na imagem principal, o prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris fazem uma self com uma senhora de óculos. Ao fundo várias barraquinhas onde estão sendo feitos os serviços na Praça Alencastro. Na galeria, outras imagens mostram mulheres sendo atendidas em diversas frentes, como corte de cabelo, manicure, assessoria jurídica, vacinação e aferição de pressão.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Segunda oitiva da CPI do Estacionamento Rotativo recebe representante da CS Mobi

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Comissão Parlamentar de Inquérito do Estacionamento Rotativo realizou, nesta quinta-feira (20), a segunda sessão de oitivas. Desta vez, foram ouvidos representantes da CS Mobi, que prestaram esclarecimentos aos vereadores sobre questões contratuais e planejamento de obras. O presidente da CPI, vereador Rafael Ranalli (PL), analisou como positiva a vinda da empresa à Casa e atestou que, pouco a pouco, a nuvem de dúvidas com relação ao contrato vem sendo desfeita.
O relator da matéria, vereador Dilemário Alencar (União Brasil), e a vereadora Maysa Leão (Republicanos), componente da Comissão, também usaram a oportunidade para esclarecer suas dúvidas e fizeram o requerimento de mais levantamentos feitos pela empresa, como, por exemplo, a questão do número de vagas destinadas ao estacionamento rotativo no município. 
A CS Mobi foi representada por seu gerente geral, Kenon Mendes de Oliveira, que estava acompanhado de sua equipe jurídica e de comunicação. Kenon apresentou aos vereadores um relatório referente aos objetivos do contrato. O gerente geral da empresa explicou pontos importantes como o processo licitatório do contrato, como funciona a governança da parceria público-privada firmada entre o município e a empresa, o cronograma de trabalho, prazos para entrega da obra do Mercado Municipal, entre outros. 
A vereadora Maysa levantou um questionamento sobre o número de vagas loteadas ao estacionamento rotativo e uma possível revisão dos locais. Sua justificativa foi simples: há, no momento, vagas destinadas ao estacionamento rotativo que estão em frente de hospitais, prédios ou locais que oferecem serviços de atendimento a pessoas com deficiência. A vereadora pontuou que profissionais da saúde, por exemplo, que fazem atendimento domiciliar a idosos ou a PCDs, acabam tendo que pagar pela vaga em frente às casas ou prédios dos pacientes, o que impacta também no valor cobrado por esse serviço.
Maysa aponta que locais como esses deveriam ter um número de vagas determinado que não fizesse parte do loteamento dado ao estacionamento rotativo, por não se tratar de comércio especificamente, mas de atendimento à população. Por fim, ela requereu um levantamento de todos os locais onde consta o estacionamento rotativo para avaliar os benefícios que esse serviço leva à comunidade que frequenta aquele lugar.
O vereador Dilemário Alencar, por sua vez, questionou os valores que a empresa deve lucrar com o contrato, que tem a validade de 30 anos. Kenon Mendes afirmou que fará o levantamento de valores projetados e o apresentará à Comissão.
Ao final da reunião, o presidente da CPI, Rafael Ranalli, afirmou que saiu muito satisfeito com os pontos esclarecidos durante o encontro. 
“Como a vereadora Maysa disse durante a oitiva, o principal ponto nosso aqui é elucidar. Porque uma empresa desse porte também não tem a tendência a fazer nada ilícito. Temos aí pessoas corroborando e colaborando com a análise do contrato, para ver a questão da legalidade”, pontuou.
Ranalli indicou que a obra do Mercado Municipal de Cuiabá deve ser entregue este ano, com a data marcada para 5 de dezembro. O parlamentar apontou seu contentamento com o andamento da CPI e reafirmou que a vontade da Câmara é entender o quão benéfico esse contrato é para a população, a maior interessada no mérito. O parlamentar finalizou dizendo que o desejo da Comissão é que, se constatado esse benefício, a obra seja entregue o mais rápido possível, pois só trará lucros para a capital. 
“Tudo está sendo esclarecido e ficando mais evidente para todos. Então, não é a intenção dessa CPI barrar nenhuma obra, muito pelo contrário. Faço votos que seja entregue.”
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Samara Pink, sócia de Virginia, reúne famosos em casamento: ‘Benção de Deus’
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Prepare-se: maratona da declaração do IR começa segunda-feira
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Produção de grãos pode bater recorde na safra 2024/25
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrás
Projeto permite parcelamento de dívida fiscal de pequeno empreendedor do setor de eventos