Search
Close this search box.
CUIABÁ
Search
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Revista Turma da Mônica Oceanos: educação ambiental para crianças

Publicados

AGRONEGÓCIO

Educação ambiental, entretenimento e arte sobre nossos oceanos? Temos!

Foi lançada a revista Turma da Mônica Oceanos, uma parceria da UNESCO com a Turma da Mônica e o Instituto Costa Brasilis. Essa iniciativa voltada para o público infantojuvenil apresenta uma edição especial da revista para a Década da Ciência Oceânica e o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela ONU.

Com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, a revista foi distribuída de forma gratuita em escolas, bibliotecas e instituições de todo o país, promovendo a educação ambiental de forma acessível às crianças e adolescentes.

.
.

O projeto é patrocinado pela Repsol Sinopec Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano é um farol de articulação científica e está ampliando, ainda mais, seu alcance cultural ao lançar a História em Quadrinho “Oceanos” – Edição Especial da Década do Oceano, em parceria com a Turma da Mônica, para celebrar a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030). O Ministério da Pesca e Aquicultura é parceiro neste projeto, que inspira pessoas de todas as gerações a cuidarem do oceano e reforça o compromisso global por um oceano saudável, produtivo e conhecido por todos, promovendo uma cultura oceânica”, disse o secretário-executivo do MPA, Edipo Araujo.

Leia Também:  Embrapa: Custo de produção de suínos sobe em agosto

Clique aqui e acesse a revista Turma da Mônica Oceanos, é diversão e conscientização ambiental no Brasil!

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

PIB avança 7,7% no 1º trimestre com força da agropecuária

Publicados

em

Goiás apresentou avanço de 7,7% no Produto Interno Bruto (PIB) durante os primeiros três meses de 2025, conforme levantamento divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB). O desempenho foi muito superior ao crescimento médio nacional, apontando uma retomada dinâmica da economia estadual.

O setor que mais impulsionou o resultado foi a agropecuária, com alta de 17,4%, reflexo direto das boas perspectivas para a colheita de soja, que deve alcançar o maior volume registrado no estado até agora. O desempenho considerável do agronegócio reforça o papel de Goiás como força produtiva do Centro-Oeste.

A indústria também mostrou ganho expressivo, crescendo 1,6% no trimestre. Dentro desse segmento, a construção civil avançou 5,3%, e a indústria de transformação avançou 1,4%, evidenciando recuperação em setores-chave para a economia local.

O setor de serviços registrou aumento modesto de 1,2%, refletindo ainda uma trajetória de recuperação, mas sem apresentar o mesmo vigor dos demais setores.

Na comparação com o trimestre anterior, o PIB goiano apresentou crescimento de 3,6%, com base em dados ajustados sazonalmente. Nacionalmente, o PIB cresceu 1,4% no mesmo período, com destaque para a agropecuária, que avançou 12,2% no Brasil, e o setor de serviços, que teve alta de 0,3%.

Leia Também:  TRIGO/CEPEA: Preço cai no exterior e retoma patamar de antes da guerra; no BR, valores avançam

Para o governo estadual, o resultado reflete “o bom momento da economia, impulsionado tanto por fatores sazonais quanto pela recuperação de segmentos industriais estratégicos” (secretário-geral). A leitura oficial destaca a combinação positiva entre robustez do agro e retomada da indústria.

O crescimento da agropecuária de Goiás está alinhado com o cenário nacional, no qual o setor registrou alta interanual de 10,2% no primeiro trimestre, com destaque para culturas safrinhas como soja (+13,3%), milho (+11,8%), arroz (+12,2%) e fumo (+25,2%).

Apesar do otimismo, especialistas alertam para a necessidade de atenção a riscos climáticos, gargalos logísticos e novas oscilações no mercado global. Para manter a trajetória positiva, será essencial fortalecer infraestrutura, apoiar cadeias produtivas emergentes e aprimorar logística de escoamento.

Com essa base, Goiás avança com confiança para consolidar o crescimento deste ano e aprimorar sua competitividade tanto no plano nacional quanto internacional.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA